Qual a diferença entre psicólogo, terapeuta, psicoterapeuta, psiquiatra, analista, psicanalista?

São tantas nomenclaturas que ficamos em dúvida de qual procurar.

Saiba aqui as diferenças que existem na forma de atuação de cada um:


-O psicólogo precisa fazer os cinco anos de formação em psicologia, e vai escolher uma linha teórica para atuar: Psicanálise, Comportamental ou Humanista.


Psicanálise - a única que consegue ler o inconsciente, acredita que a infância é uma fase importante para a investigação dos sintomas atuais.


Comportamental - acredita que o comportamento pode ser aprendido e por isso, trabalha com estímulo - resposta para comportamentos mais assertivos e adequados.


Humanista - trabalha com o aqui-e-agora, e tem como princípios básicos a congruência, consideração positiva e empatia para o bom funcionamento do trabalho terapêutico.


-O psiquiatra faz a formação em medicina e residência em psiquiatria (focado mais em aspectos biológicos), e por isso tem condições de receitar medicamentos.


-O psicanalista faz a formação em psicanálise e precisa garantir o tripé da formação que são: análise pessoal, estudo teórico (contínuo) e supervisão. Em psicanálise acreditamos que precisamos primeiro tratar das nossas dores para assim estarmos aptos para tratar da dor do outro.


Em relação a nomenclaturas: Psicanalista é chamado de analista;

Quem se submete a um trabalho em psicanálise (ou análise), é chamado analisando;

Psicoterapeutas ou terapeutas trabalham com as outras linhas da psicologia; Quem se submete a um processo psicoterapêutico é chamado paciente ou cliente.


Psiquiatras são os médicos que cuidam de transtornos e doenças mentais e que podem prescrever medicação.


Sintomas como ansiedade deverão ser tratados por um psicólogo ou psicanalista, e dependendo da gravidade é necessário procurar também um psiquiatra.




Psicólogo, Psiquiatra ou Psicanalista: Faça a escolha certa! Saiba as diferenças entre as nomenclaturas e as linhas teóricas da psicologia.


😉 Minha palestra gratuita "Solidão, Depressão e Ansiedade" 👉🏽 https://sun.eduzz.com/611404


🧐 Lembrando que este vídeo tem caráter educativo e não substitui uma consulta com um profissional da área.


❤️Cuidar da saúde psicológica é um ato de coragem, e possibilita um ganho imensurável em qualidade de vida. A vida pode ser mais leve quando você se permite se entender, reconhecer os padrões que se repetem na sua vida, e procura ajuda e ferramentas para superar estas questões.


Meu nome é Lígia, sou psicóloga clínica(CRP 06/97038), e psicanalista. https://www.ligiatorrespsi.com/

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo